Sprinklr Marketing

Unify your marketing and advertising teams. Save costs by up to 50% and boost marketing ROI.

Streamline organic and paid campaign orchestration across 30+ channels with a unified AI-powered platform. Unlock higher productivity, faster go-to-market and better brand governance.

Request Demo
ClarksDiageo 1HondaLulelemon
Sprinklr Marketing Hero
Marketing & Advertising

3 passos para criar uma estratégia Customer-First para o Marketing

July 26, 20174 MIN READ

Os profissionais de marketing são culpados de perpetuar um mau hábito – e eles não sabem como interrompê-lo. Eles continuam optando por uma abordagem "Brand-First" em relação ao marketing, em vez de colocar os clientes no centro de cada decisão.

Segundo o Harvard Business Review Analytic Services, em seu novo relatório, 80% dos executivos concordam totalmente com a importância da experiência do cliente para o sucesso de uma organização. Apesar disso, somente 34% acreditam que estão preparados para entregar experiências superiores aos clientes.

E aqueles que não aprenderem como criar e oferecer essas experiências simplesmente ficarão para trás. Pesquisas apontam que 75% das empresas que estão hoje no ranking do S&P da Fortune (classificação das maiores 500 organizações do mundo) serão substituídas até 2027.

Ou seja, fazer a transição do Brand-First para o Customer-First não é uma tarefa fácil, mas é necessária, caso as empresas queiram sobreviver em um mercado em constante mudança.

Para ajudar as empresas a navegar por essa mudança, a Sprinklr elencou os três passos que os CMOs devem tomar para liderar com sucesso suas organizações na transformação para o Customer-First.

1. Compreenda a mudança de poder

Com a rápida evolução das mídias sociais, os clientes ficaram mais conectados e no controle do que nunca. As pessoas têm o poder de reunir informações e compartilhar suas experiências por diversos pontos de contato a qualquer momento. E elas farão isso com ou sem você.

"O que os clientes estão dizendo nas mídias sociais é o que estão dizendo ao mundo", observa Doug Palmer, diretor da Deloitte Consulting LLP. "É uma conversa em que eles estão falando sobre você — seja sua marca ou seu produto —, mas na qual você não tem o papel de líder."

Estamos vivendo em um novo mundo de negócios e os clientes estão na direção. Compreender e reconhecer essa mudança de poder é o primeiro passo para criar uma organização focada no cliente e traçar estratégias Customer-First.

2. Adote uma mentalidade centrada no cliente

Para acompanhar essa mudança, os líderes de marketing devem descartar suas hierarquias, funis e modelos tradicionais. Eles devem começar a olhar para o mundo da perspectiva do cliente – e não da marca.

Por exemplo, eles precisam acabar com os silos entre departamentos. As equipes de vendas, atendimento ao cliente, marketing e publicidade devem trabalhar juntas para desenvolver uma perspectiva unificada do cliente. Isso ajudará os líderes de marketing a entender as necessidades e comportamentos dos clientes, e entregar experiências personalizadas e relevantes.

"Há décadas, estamos construindo processos complexos e silos robustos", afirmou Grad Conn, diretor-geral e CMO da Microsoft EUA. "Porém, agora, estamos acordando para um novo começo... Uma transformação de verdade vai além de um novo software. Ela deve ser uma transformação de mentalidade, organização e tecnologia."

3. Desenvolva a tecnologia de marketing certa

Assim que os líderes de marketing compreenderem a mudança no panorama e estruturarem suas organizações de acordo, eles deverão reestruturar sua tecnologia para um mundo Customer-First.

Essas ferramentas devem permitir que os profissionais de marketing reúnam insights a partir de conversas dos clientes, incorporem esses achados na empresa e façam o acompanhamento com mensagens em tempo real para segmentos de audiência distintos.

Como disse Ian Rogers, Diretor Digital da Moet Hennessy Louis Vuitton: "Parte do meu trabalho é ser assumidamente centrado no cliente, o que significa constantemente dizer: 'Eu realmente não ligo para o quão difícil é mudar sistemas de TI de onde eles estão atualmente para onde precisam estar. Vou fazer uma checklist do que o cliente deve ser capaz de realizar e é isso que nós vamos fazer'".

O futuro do Customer-First no Marketing

Atualmente, 89% por cento das empresas competem principalmente com base na experiência do cliente. E, apesar disso, apenas 1% das organizações entregou “excelentes” experiências aos clientes no ano passado.

A mudança está muito atrasada.

Se as empresas querem sobreviver, elas precisam descartar sua mentalidade Brand-First e adotar uma abordagem verdadeiramente Customer-First em relação ao marketing começando hoje mesmo.

Table of contents

    See how Sprinklr can boost your marketing ROI

    Streamline your organic and paid marketing efforts. Easily plan campaigns, create content, run ads, and measure ROI from one platform.

    Request Demo
    Share This Article