Unify your marketing and advertising teams. Save costs by up to 50% and boost marketing ROI.
Streamline organic and paid campaign orchestration across 30+ channels with a unified AI-powered platform. Unlock higher productivity, faster go-to-market and better brand governance.
4 personalidades que marcaram o mundo digital
Em comemoração aos 4 anos do Scup, listamos 4 personalidades que marcaram o meio digital. Esses ícones construíram um legado que revolucionou o dia a dia de todos e servem como referência para profissionais da área.
1. Larry Page
A paixão de Lawrence Edward Page pela computação começou aos seis anos de idade, incentivado por seu pai, um cientista da computação. Sempre rodeado de revistas científicas e dos mais novos lançamentos tecnológicos, Page resolveu seguir sua carreira em Engenharia da Informática. Terminando sua graduação, iniciou uma pós-graduação em Stanford, onde conheceu Sergey Brin, que viria a ser seu futuro sócio. Em seus estudos, o intuito de Page era descobrir como determinar o número de páginas da Web vinculadas a outra determinada página. Isso porque as buscas da época pesquisavam pela quantidade de vezes que uma palavra aparecia numa página e a chance de não encontrar o que se buscava era grande. Daí nasceria oPageRank,método que busca as páginas por sua relevância na internet. Com essa descoberta e outras invenções de Brin, nasce em 1997 o buscador Google. Hoje, Page atua como diretor de produtos do gigante das buscas, sob o lema de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.
2. Steve Jobs
Criador do Macintosh, iPod, iPhone e iPad, Jobs é conhecido por ter revolucionado as indústrias fonográfica, de telefonia, computação, e animação. Iniciou seu contato com a tecnologia em 1972, depois de cursar somente um semestre na Universidade de Reed, quando conheceu seu futuro sócio Stephen Wozniak. Quatro anos depois, os dois fundaram a Apple Computer Inc, na garagem dos pais de Jobs. No mesmo ano, lançaram a versão inicial do computador Apple I. O primeiro grande sucesso veio com o Apple II, o computador da década de 1980. Desde a fundação, Jobs ficou à frente da Apple, mas, por disputas internas, em 1985, ele foi afastado da direção de sua própria empresa. Nesse período, resolveu fundar a Next, que adquiriu a Pixar. Em 1997, Jobs reassumiu a Apple e foi seu CEO até 2011, quando se afastou por problemas de saúde. Nos últimos 14 anos à frente da empresa, Jobs lançou o iPod em 2001, o iPhone em 2007, o iPad em 2009 e anunciou o iCloud em 2011. O fundador da Apple faleceu em 2011, com 56 anos, mas deixou suas invenções e sua marca como uma referência no mundo digital.
3. Bill Gates
William Henry Gates III, mais conhecido como Bill Gates, nasceu em 1955 em Washington, Estados Unidos. Sempre reconhecido por sua inteligência, Gates fez 1590 de um total de 1600 pontos no SAT, o vestibular americano, e entrou na faculdade mais renomada do país, Harvard. Enquanto cursava Direito e Matemática, paralelamente trabalhava com seu amigo Paul Allen na criação de softwares. Em 1976, Gates saiu da faculdade para se dedicar completamente à empresa que fundou com o amigo, a Microsoft. Com 4 anos de existência, a empresa fechou um contrato com a IBM para a criação de um sistema operacional, o MS-DOS, para todos os seus PCs. Em 1983, lançou o Windows, um sistema revolucionário que cria a interface gráfica e introduz o mouse na computação. Com o Windows, Gates alcançou o posto de o homem mais rico do mundo, segundo a Forbes. Em 2008, Gates deixou a direção da Microsoft para se dedicar à filantropia na fundação Bill e Melinda Gates.
4. Mark Zuckerberg
O queridinho do meio digital já teve parte de sua história retratada no filme A rede social. Zuckerberg já lidava com programação e softwares desde o Ensino Médio, mas sua história no mundo da tecnologia teve a grande virada quando entrou em Harvard. Na faculdade, criou alguns programas, como o CourseMatch, para alunos escolherem aulas e formarem grupos de estudos, mas o sucesso veio mesmo com a rede inspirada nos livros universitários, os "face books", com fotos e informações dos universitários. A rede social criada só para Harvard fez tanto sucesso que acabou se estendendo para outras faculdades norte-americanas e, em pouco tempo, se tornou um negócio para Zuckerberg. Em 2004, junto com os sócios Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, ele tornou o Facebook uma empresa privada. Hoje, o Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos.