The undisputed leader in social media management
For over a decade, the world’s largest enterprises have trusted Sprinklr Social for its in-depth listening, unmatched channel coverage, enterprise-grade configurability and industry-defining AI.
Os diferentes tipos de hashtag: como aproveitá-las
As redes sociais são uma grande disputa por engajamento, likes e seguidores – e ganha quem melhor souber usar as ferramentas disponíveis. No Instagram, as hashtags são um exemplo perfeito de como um simples recurso pode aumentar consideravelmente o alcance do post: pelo menos 12,6% a mais, segundo o último estudo disponível.
As hashtags não foram criadas pela rede social, mas estão completamente inseridas no dia a dia do Instagram. Basta pensar nas atualizações recentes da plataforma: a possibilidade de segui-las e colocá-las na bio do perfil só mostra como são úteis para os usuários e marcas ali presentes. Versáteis, elas têm diversas utilidades e podem ser usadas de diferentes maneiras.
Hashtags de marca
#JustDoIt. #ShareACoke. #OpenYourWorld. Três hashtags mundialmente conhecidas. O que elas têm em comum? Além de as empresas por trás delas serem extremamente famosas, todas são exemplos de hashtags de marca – ou, em inglês, branded hashtags.
Diferente dos outros tipos de hashtags, ela se destaca porque traz uma informação específica sobre a empresa. Seja o próprio nome, o produto ou serviço, sua intenção é valorizar algum aspecto da marca e usá-lo para se conectar com o público. O Nubank, por exemplo, fintech brasileira que atua como banco digital, utiliza #SóVejoRoxo para repostar fotos cuja paleta é uma única cor: o roxo do seu logo.
A hashtag de marca, nesse caso, funciona de duas maneiras. A empresa não só marca presença nas redes sociais e no imaginário dos usuários com a cor roxa, como também alimenta seu perfil com fotos divertidas. O bônus é o fato de os registros já existirem – os posts, portanto, são exemplos de UGC.
Hashtags de campanha
As hashtags de campanha servem para falar sobre um produto, parceria ou lançamento específico, mas, diferente das hashtags de marca, esse último tipo não foi feito para durar – pelo menos, não muito. Com elas, a ideia é chamar atenção para alguma coisa específica, mas apenas por um período de tempo.
Como as marcas estão sempre falando sobre suas novidades nas redes sociais, é comum encontrar empresas usando hashtags de campanha em seus perfis. O McDonald's, por exemplo, usou #SanduíchesCampeões durante a Copa do Mundo de 2018 para postar sobre os lanches típicos de cada país – uma campanha que existe há muitos anos, mas que funciona somente durante junho, o mês de competição do mundial de futebol.
Hashtags de comunidade
Esse é o tipo mais comum de hashtag porque é usado por boa parte dos usuários do Instagram. Isso não significa, entretanto, que as marcas não possam utilizá-las. As hashtags de comunidade servem para tratar de todos os assunto, desde os mais amplos, como #beleza, até os mais nichados, como #rotinadebelezacoreana. Oportunidade para as empresas, portanto, não falta – basta procurar uma opção que tenha a ver com seu negócio e público.
A ideia é conectar a marca com as pessoas interessadas naquele tópico, por isso é interessante optar por hashtags mais específicas e direcionadas para o seu negócio. A expressão #welltravelled é frequentemente usada pela Herschel, marca de mochilas e acessórios. Ela não é a única a utilizá-la – existem mais de 4 milhões de posts –, mas é uma maneira de chegar em quem gosta de viajar e precisa de uma bolsa.
Independente do tipo, a hashtag é uma ótima oportunidade para dar mais visibilidade para sua marca, produto ou serviço. As recentes atualizações do Instagram mostraram que o recurso vem sendo valorizado não só pelos usuários, mas também pela plataforma em si, então não deixe de incluí-las em sua estratégia.