Unify your marketing and advertising teams. Save costs by up to 50% and boost marketing ROI.
Streamline organic and paid campaign orchestration across 30+ channels with a unified AI-powered platform. Unlock higher productivity, faster go-to-market and better brand governance.
Quem é quem na equipe de mídias sociais dos sonhos?
O nível de especialização da gestão da comunicação em mídias sociais cresce exponencialmente, e com ele aumenta também o número de perfis envolvidos no processo. Abaixo, serão descritas algumas funções básicas para criar e executar uma boa estratégia de mídias sociais, e seus respectivos cargos dentro de empresas e agências que possuem um grande fluxo de jobs. No entanto, é importante ressaltar que, quando existe apenas um analista de mídias sociais responsável por todo o trabalho, ele precisa acumular todas essas etapas para atender aos principais aspectos da comunicação nessas plataformas.
Planejamento
Etapa em que se analisará o cenário em que a marca está inserida, a atuação dos principais concorrentes e o benchmark do setor como um todo. Além disso, ocorrerá a definição da estratégia aplicada aos canais sociais da marca, a seleção de quais plataformas serão escolhidas para abrigar perfis da empresa, a elaboração das ações contínuas e campanhas especiais (concursos culturais, games, apps, cards, sorteios e etc) e o respectivo cronograma de execução de tudo que foi planejado.
Principais cargos relacionados: Planner digital e social media planner.
Produção de conteúdo
Planejamento e elaboração de conteúdo que engloba a definição da linha editorial, linguagem a ser usada e as principais fontes de referência. Em geral, o produtor de conteúdo também elabora as diretrizes gerais que devem ser seguidas pela criação – direção de arte e redação – para as campanhas em mídias sociais, também chamadas de ações catalisadoras ou especiais.
Principais cargos relacionados: webwriter, copywriter, produtor de conteúdo, analista de conteúdo, redator social media e gestor de conteúdo.
Gestão e relacionamento
Durante a gestão das mídias sociais, é preciso agendar/publicar o conteúdo elaborado na etapa anterior, responder a todas as interações dos usuários e fomentar a comunidade da marca, incentivando a participação dos usuários. Além disso, deve-se identificar e executar ações corretivas com usuários que se destaquem por possuir maior recorrência de participação nas mídias sociais – seja por atuar positivamente ou negativamente – e buscar usuários com potencial para se tornar evangelistas da marca. Essa área deve ter um fluxo de trabalho bem definido com o cliente para agilizar a resposta e minimizar o tempo de espera do usuário, evitando assim a potencialização de possíveis crises de imagem. Por outro lado, ainda é responsabilidade dessa função estabelecer um plano de gestão de crise caso um boato ou fato negativo sobre a empresa seja disseminado com efeito viral nas mídias sociais.
Principais cargos relacionados: community manager e analista/gestor de relacionamento.
Monitoramento
Ação responsável por coletar todas as menções à marca em diferentes plataformas sociais on-line. Essa coleta é realizada através de um software que pode ser parcial (gratuitos com funções restritas) ou pleno (com funções analíticas e de cruzamento de dados mais avançadas, como o Scup). Com a coleta em mãos, o analista irá classificar, categorizar, interpretar dados e consolidá-los na apresentação de um relatório. A periodicidade dos reports é diretamente proporcional ao volume de menções e objetivos estabelecidos com o monitoramento. Os formatos mais comuns são diários, semanais e mensais.
Principais cargos relacionados: Analista de monitoramento e métricas, analista de monitoramento e analista de buzz inteligence.
Métricas
É necessário identificar métricas e definir os principais KPIs (Indicadores-chave de performance, na sigla em inglês) da marca de forma contínua e de campanhas especiais que ela realiza. Deve-se construir reports dos indicadores de performance e estabelecer o ROI (Retorno do Investimento, na sigla em inglês) da atuação nas mídias sociais, seja através de campanhas ou da gestão diária.
Principais cargos relacionados: analista de buzz intelligence e analista de métricas.
Existem empresas em que uma única pessoa é responsável por todas essas funções, mas em agências de médio/grande porte normalmente mais de uma pessoa realiza cada uma delas. Isso dá espaço, inclusive, à expansão para um nível de hierarquia maior em cada área mencionada acima, surgindo os gerentes, coordenadores e supervisores.
FONTE: Texto extraído do ebook “Primeiros passos para fazer campanhas nas mídias sociais”.