Unify your marketing and advertising teams. Save costs by up to 50% and boost marketing ROI.
Streamline organic and paid campaign orchestration across 30+ channels with a unified AI-powered platform. Unlock higher productivity, faster go-to-market and better brand governance.
Sete perguntas sobre diagnóstico de marca
Os diagnósticos de marca são estudos abrangentes que resultam do monitoramento de todas as associações com a marca recolhidas nas mídias sociais. Esses diagnósticos têm fazem um raio-X da marca na web, mapeiam os principais assuntos e públicos e identificam as forças e fraquezas da marca, assim como oportunidades a serem aproveitadas. Após elaborar um diagnóstico de marca abrangente, a empresa pode acompanhar periodicamente assuntos mais detalhados e estratégicos, originando outros estudos a partir de monitoramentos mais específicos. Entenda mais sobre como podem ser feitos diagnósticos de marca específicos a partir de sete perguntas:
1. O que é um estudo de opinião sobre produtos e serviços? Com foco nas menções espontâneas de clientes sobre os produtos e serviços oferecidos, esse levantamento pode ser o piloto que irá direcionar estudos mais aprofundados de opinião. Esse levantamento pode ser útil para as mais diversas áreas da empresa, bastando segmentar pelo tema de interesse.
2. Como funciona um estudo para identificar o público-alvo para lançamento de produtos? A primeira coisa a fazer é identificar onde estão as pessoas que falam sobre o tema e produto a ser lançado. A partir daí, é preciso mergulhar no universo desses sujeitos, buscando saber mais sobre hábitos e comportamento, identificar formadores de opinião e fontes de informação especializadas e relevantes no segmento do produto.
3. Quais as vantagens de possuir um estudo detalhado do público-alvo de uma marca?Osestudos que fornecem o perfil o público impactado por uma marca é fundamental para a área de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, esses estudos servem para direcionar a abordagem nos testes de produto a serem realizados offline.
4. Para que realizar estudos nas mídias sociais antes de planejar campanhas? As redes sociais podem ser grandes aliados no planejamento de uma campanha, seja ela institucional, promocional, de varejo ou afins. Pode-se obter insights para criação de conceitos de campanha a partir de ícones de identificação com a marca ou temas de interesse identificados nas redes sociais.
5. Como o monitoramento das mídias sociais pode ajudar no planejamento de uma campanha? Uma vez veiculada a campanha, pode-se aproveitar os primeiros comentários nas redes sociais para corrigir quaisquer desvios de entendimento da mensagem. Independente da veiculação da campanha acontecer online ou offline, é possível monitorar a sua repercussão. Entre os dados possíveis de serem extraídos estão o potencial de usuários impactados, o engajamento, a aprovação e a rejeição da campanha, entre outros.
6. O que é um diagnóstico dos evangelizadores e dos detratores de uma marca? Os estudos que identificam os evangelizadores e detratores de uma marca têm a função de identificar as pessoas mais engajadas e também aquelas que mais prejudicam a imagem da marca. A identificação pode levar em conta a frequência de postagens ou influência dos usuários online e offline.
7. Onde utilizar as informações colhidas pelos diagnósticos de marca mais detalhados? As informações podem ser utilizadas tanto pela área de SAC, para otimizar o atendimento a essas pessoas, como pela área de marketing e relacionamento, para planejamento de ações que contem com esses clientes.
Fonte: "Como monitorar as mídias sociais e ter insights para o seu negócio", por Luana Carolina Baio, Anna Paula Muniz Costa de Andrade, Gabriel Minoru Ishida e Vitor Coneglian Franchito.