The undisputed leader in social media management
For over a decade, the world’s largest enterprises have trusted Sprinklr Social for its in-depth listening, unmatched channel coverage, enterprise-grade configurability and industry-defining AI.
Trabalho e redes sociais: como construir um bom briefing
O briefing tem a função de direcionar a estruturação do estudo de mídias sociais, de modo a responder os problemas de marketing apontados. A elaboração do briefing é o momento de mergulhar no negócio do cliente, entender seus objetivos e como eles aproveitar o buzz das mídias sociais. O briefing deve ser simples e direto, comunicar apenas o que é relevante. Veja algumas informações para construir um bom briefing:
O problema de marketing – Qual problema dentro da empresa deu origem à necessidade de uma pesquisa? De que área partiu o problema e qual é o contexto que precede a necessidade?
Os objetivos do estudo – Qual é objetivo do estudo de mídias sociais que será realizado? Quais perguntas o cliente quer ver respondidas com o estudo?
Os objetivos do negócio – Alguns projetos de monitoramento terão como foco apenas a investigação/pesquisa, mas outros também serão focados no acompanhamento de desempenho da empresa. Nesse caso, é necessário esclarecer os objetivos do negócio para que estes possam ser traduzidos em KPI’s (Indicadores-Chave de Performance, na sigla em inglês) e métricas.
Escopo – Com que sazonalidade deseja-se receber as informações? É um estudo pontual ou frequente? Em que formato as informações devem ser apresentadas?
Hipóteses – Há alguma hipótese sobre os resultados que vamos encontrar? Se sim, essas afirmações são feitas com base em quê?
Abrangência do estudo – Há outras áreas que dependem desse estudo ou mesmo estão esperando seus resultados para dar andamento a algum projeto?
Padrão de ação – A empresa pretende atuar nas mídias sociais? Pretende-se realizar estudos mais aprofundados? Pretende-se readequar um posicionamento? Iniciar uma campanha online?
Objeto de pesquisa – levantar o maior número de informações sobre o objeto de pesquisa – seja ele um produto, um serviço ou um tema, as campanhas realizadas pela empresa e etc.
O mercado/a concorrência – contextualizar o objeto de pesquisa no mercado, citar concorrentes.
O target – identificar o(s) público(s)-alvo do produto e a sua segmentação.
Fonte: ”Como monitorar as mídias sociais e ter insights para o seu negócio“, por Luana Carolina Baio, Anna Paula Muniz Costa de Andrade, Gabriel Minoru Ishida e Vitor Coneglian Franchito.
Nas mídias sociais é possível compreender os motivos que fazem uma pessoa comprar ou não determinados produtos.
Muitas vezes elas são utilizadas como local de exposição de marcas e acabam se tornando somente mais um canal da empresa, deixando de ser uma comunidade na qual é possível fazer negócios.
A real mudança de pensamento não é referente à tecnologia, mas sim ao centro da comunicação, que pode ser a marca ou o consumidos.
As empresas precisam se desprender do modelo tradicional para aumentar o seu nível de maturidade social.