Unify your marketing and advertising teams. Save costs by up to 50% and boost marketing ROI.
Streamline organic and paid campaign orchestration across 30+ channels with a unified AI-powered platform. Unlock higher productivity, faster go-to-market and better brand governance.
UGC - A estratégia que está aproximando os consumidores das marcas
Conquistar o consumidor é a tarefa mais importante das marcas que pretendem ter sucesso atualmente. Isso porque a tarefa requer investimentos considerados importantes, que vão desde implementar ferramentas que elevam a experiência do cliente até reposicionar toda a identidade da marca. De qualquer forma, o objetivo das empresas deve ser se aproximar do público a fim de construir um relacionamento saudável e duradouro. Para isso, as estratégias entram em cena: a forma de se posicionar nas redes sociais, os tipos de conteúdos publicados, a identidade visual e muitos outros métodos ajudam as marcas a se comunicar melhor com o cliente.
De uns anos para cá, uma estratégia de rede social vem ganhando muita visibilidade: o User-Generated Content. O UGC consiste em a marca publicar o conteúdo gerado pelo consumidor, de forma sucinta. Ele começou a entrar em cena em 2016 e, conforme as redes sociais foram se atualizando, a prática se tornou cada vez mais comum. Assim que surgiu, mas marcas publicavam os reviews dos clientes nos próprios sites, algumas até usavam as imagens enviadas por eles, mas conforme as redes sociais granharam força, o UGC foi ainda mais impulsionado.
Uma pesquisa da Nielsen aponta que 84% dos consumidores acreditam em recomendações feitas por amigos e familiares, assim como 74% deles recorrem às redes sociais para decisões de compras. O UCG usa essas duas premissas para aumentar as vendas das marcas e, consequentemente, a satisfação dos clientes – e os resultados vão além disso.
Ele aproxima o cliente da marca
Os usuários têm o costume de postar nas redes sociais o que consomem e querem ser vistos por isso. Quando a marca entende que pode usar esse conteúdo a favor dela, ela encontra diretamente com outro resultado também importante: a satisfação do cliente. A partir do momento que ele entende que a empresa que consome escuta os consumidores e até compartilha com os outros clientes o que achou do produto ou serviço adquirido, ele se sente valorizado.
Personalidade e autenticidade da marca
Ao usar o UGC, as marcas povoam os canais sociais com conteúdos autênticos e diferentes. Isso pode ajudar em dar um tom mais pessoal à imagem da marca, justamente por compartilhar conteúdos feitos por pessoas reais, consumidores, e não enlatados por um design e preparados pela equipe de marketing. As chances de dois clientes falarem exatamente a mesma coisa sobre seu produto ou serviço é muito pequena, e isso ajuda ainda mais no marketing da sua empresa. Cada cliente vai expor em seus UGCs as necessidades que a sua marca ajudou a solucionar, dessa forma você consegue demonstrar melhor o que seu produto faz e da forma que mais se encaixa com a realidade do consumidor. Afinal, você só vai saber o que o cliente precisa quando abrir espaço para que ele fale.
Ajuda na estratégia de conteúdo
Atualizar todos os canais da marca diariamente não é uma função tão tranquila quanto aparenta. Dar várias abordagens diferentes para um mesmo assunto é complicado e o uso de UGC é de grande ajuda nesse quesito. Marcas que engajam com os consumidores costumam usar os conteúdos gerados por eles de forma que beneficie sua própria imagem e os façam sentir escutados.
Qual consumidor não gostaria de ver sua foto usando o produto comprado no perfil da marca que o produziu? Abrir esse espaço na agenda também ajuda a rotina do social media da empresa. A @uniqlo, marca japosena de roupas casuais, usa a estratégia de UGC no seu Instagram. No caso abaixo, ela repostou a foto da @nicholeciotti.
Aumenta a venda da marca
A lógica é bem simples: se os clientes tendem a comprar quando alguém recomenda o produto, assim que eles entrarem nos perfis da sua marca e virem que outros consumidores estão recomendando – e mostrando como usaram o produto –, as chances deles comprarem cresce. Pensa bem, você está usando a review de um cliente satisfeito para conquistar outro. O resultado só pode ser positivo.
No Instagram, por exemplo, você pode ver o UGC da sua marca de algumas maneiras: usando sua branded hashtag, então quando o público publicar algo com a hashtag, sua marca consegue trackear pelas ferramentas de gestão de redes sociais; ou marcação de perfil, quando o consumidor tagueia o perfil da empresa na rede social e te possibilita compartilhar o post. A Nike, por exemplo, usa a hashtag #JustDoIt. Como sua marca pretende usar o UGC ao seu favor?