Unify your marketing and advertising teams. Save costs by up to 50% and boost marketing ROI.
Streamline organic and paid campaign orchestration across 30+ channels with a unified AI-powered platform. Unlock higher productivity, faster go-to-market and better brand governance.
Por que sua marca deve investir em vídeos no Instagram
Antes, quando o assunto se tratava do Instagram, as publicações que vinham a mente eram as fotografias. Mas em junho de 2013 a rede social decidiu mudar isso e permitiu os usuários a postarem vídeos de até 15 segundos. Pode parecer pouco mas o recurso fez sucesso: no primeiro dia, 5 milhões de vídeos foram carregados. Quando a funcionalidade foi lançada, o Instagram contavam com 400 milhões de usuários mensais ativos -- recentemente, a marca bateu 1 bilhão de usuários ativos mensais.
No Brasil, o consumo de vídeos cresceu muito nos últimos quatros anos, 135% para ser exato, e o Instagram entendeu o recado: a rede social resolveu investir no formato e os usuários agora podem subir vídeos de até 1 minuto no feed.
Além dos vídeos postados no feed, o Instagram também permite o compartilhamento de conteúdo via Stories. A funcionalidade faz muito sucesso entre os instagrammers e, com os recursos disponibilizados como o Swipe Up e o Instagram Shopping, as empresas puderam aproveitar o território. Como fosse pouco, a rede social ainda tem o IGTV - uma plataforma de vídeos verticais dentro do próprio Instagram.
Para as marcas que apostam no aplicativo, esse aumento ajuda e muito a reafirmar a imagem da empresa por lá. Entenda por que sua marca deve investir em vídeos no Instagram.
Mais informações em uma única postagem
Quando apostamos em vídeos, temos que entender que o formato concentra as informações em imagens e sons. O que você usaria em uma galeria de imagens, por exemplo, pode ser concentrado em uma única postagem.
E as informações podem ser transmitidas da forma que mais se adequa à identidade da sua marca: pode ser um vídeo com um som de fundo e as informações escritas, uma pessoa falando ou um teaser de algum produto novo. De acordo com o local de postagem no Instagram (feed, stories ou IGTV), sua marca deve escolher o melhor formato de vídeo que te conecta com os seguidores.
Reafirma a identidade visual da marca
Toda marca possui uma identidade visual e o Instagram é um lugar que você pode explorar isso, tanto em fotos como em vídeos. O interessante em apostar nos vídeos é que você consegue acrescentar elementos à identidade da sua empresa; talvez um som ou um estilo de animação, fontes, cores etc.
Quando sua empresa investe nisso, o consumidor consegue reconhecer a ação em qualquer lugar além do Instagram. E uma vez que você consegue isso, pode ter certeza que as chances de fidelizar o cliente aumentam porque eles sabem de onde e até por que estão consumindo o seu produto e não com a concorrência.
Prende a atenção do usuário
Os vídeos, por si só já chamam mais atenção do que uma foto, por isso devem ser chamativos para prender a atenção de quem assiste. Geralmente, o usuário se dispõe a assistir por uma média de 10 segundos, se o vídeo não agradar, ele segue rolando o feed. Tenha isso em mente quando elaborar as estratégias audiovisuais da sua marca. Não se esqueça, também, de produzir vídeos nativos -- produções publicadas diretamente nos canais de consumo, sem que o usuário precise ser redirecionado para outra página.
Aumentam o engajamento
Quando os vídeos são bem produzidos e impactam o público da maneira certa, as chances do seu engajamento com os usuários aumentar são maiores. Quando vimos um bom vídeo, tendemos a compartilhá-lo com algum amigo -- e assim também acontece com o seu consumidor.
O objetivo das redes sociais é gerar engajamento e, como a pesquisa do Csico aponta que até 2021, 80% do tráfego da internet será em vídeo, sua marca precisa estar inserida nisso. Quanto mais cedo você começar a participar dessa tendência, melhor será a imagem passada para o seu público e, consequentemente, sua interação com ele.
A Lionsgate, produtora de filmes, usa seu perfil do Instagram para divulgar os filmes que serão lançados. Para isso, ela usa os vídeos para mostrar cenas contidas nos longas ou até mesmo os trailers e teasers.
Os vídeos podem emocionar, enfurecer, explicar e até estimular os usuários. Basta você escolher qual o propósito que quer passar adiante com suas produções. A @gatorede, por exemplo, usou o Instagram para contar histórias dos "jogadores do ano", uma categoria organizada por ela mesma. E o resultado é emocionante.